domingo, 17 de maio de 2015

Trabalho diversificado para o dia a dia do professor! Parte II

ARRUMAÇÃO DA SALA PARA O TRABALHO DIVERSIFICADO

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        As próprias condições da sala de aula e o número de grupos com que o professor pretende trabalhar determinarão o arranjo da sala. Arrumação das carteiras não é  fixa: deve variar de acordo com as necessidades imediatas do professor . Há , entretanto, uma arrumação básica que permitirá movimentação rápida dos alunos e o mobiliário, sempre que for necessário.
        È conveniente que os alunos encontrem , num local previamente determinado, material para exercícios , jogos ou atividades manuais , a fim de realizarem as atividades espontâneas de preenchimento de tempos vagos , no caso de terminarem o trabalho independente antes do tempo previsto . Podem-se organizar "cantos" na sala: canto da pintura , gibPLANEJAMENTOis, álbuns recreativos ou informativos , fichas com exercícios variados e graduados de diferentes matérias e assuntos, inclusive problemas de cálculo e , ainda material para atividades manuais : tesoura , papeis coloridos ,  cola , massa plástica , tintas , pincéis , giz de cera , papel para desnho e pintura , cubos de encaixe , caixas vazias para construções.

ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS

        O agrupamento de alunos para o trabalho diversificado não é fixo ; varia de acordo com os objetivos do professor, para cada atividade.

        Ao agrupar os alunos, o professor levará em consideração o número de grupos que pretende formar e  a qualidade dos grupos , isto é , característica comum que identifica todos os elementos de um mesmo grupo.

         O número de grupos a formar em cada atividade será determinado pela própria habilidade do professor em conduzir dois ou mais grupos ao mesmo tempo , pelo numero total  de alunos e ainda , pelas possibilidades de movimentação na sala de aula . Os grupos não precisam ter número igual de alunos . Por vezes , o professor dirige um pequeno grupo que apresente maior dificuldade em relação á aprendizagem, enquanto as demais trabalham independentemente .

        Aconselha-se que , ao iniciar o trabalho diversificado numa turma , o professor só organize dois grupos , para facilitar seu manejo de classe , até que os alunos e ele próprio se sintam seguros na nova técnica  utilizada.


PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DIVERSIFICADAS
    

        Ao planejar o trabalho diversificado , é necessário que o professor calcule bem o tempo que gastará na direção de um dos grupos , de modo a preservar a mesma duração para as atividades independente . Esta será cuidadosamente planejada , de  acordo com as necessidades e reais possibilidades do grupo , para que as crianças fiquem interessadas e não precisem recorrer ao auxílio do professor . Deve , ainda , apresentar enunciado claro e preciso , a fim de que o aluno saiba exatamente o que deve fazer.

       A direção da turma em trabalho diversificado oferece certas dificuldades para o professor que deve introduzir gradativamente esse tipo de trabalho em sua turma , de início   a atividade em que seja mais fácil o manejo de classe.


DIREÇÃO DA TURMA EM TRABALHO DIVERSIFICADO   

         Dirigindo a turma em trabalho diversificado , o professor deve seguir as seguintes etapas:
  • Arrumação da sala para a atividade: movimentação de carteiras o outro material 9 flanelógrafo, quadro de pregas , etc) de modo a facilitar a diversificação , evitando que o trabalho de um grupo perturbe o do outro.
  • Distribuição das crianças pelos grupos , determinando o que vai ser dirigido e o que vai trabalhar sozinho.
  • Preparação do grupo para o trabalho independente : instruções sobre a realização, recomendações para o reforço de bons hábitos.
  • Realização do trabalho : enquanto o professor dirige um dos grupos , os demais trabalham sozinhos .
  • Correção dos trabalhos e avaliação dos resultados obtidos . Todo o trabalho independente deve ser corrigido pelo professor a fim de que as crianças  não percam o interesse em realizá-lo.


ESQUEMA DE ARRUMAÇÃO BÁSICA DA SALA DE AULA





Essa informações e imagens foram tiradas de uma apostila que tenho aqui e não referências bibliográficas.